quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Circuitos comparadores teoria


1.Introdução


            Circuitos amplificadores comparadores são amplamente utilizados na eletrônica principalmente quando é necessário converter sinais analógicos em digitais, utilizados em sensores, para tornar um sinal analógico de baixa amplitude em um digital legível para sistema que necessita dessa informação, como micro controladores, CLPs e outros tipos de sistemas de controle que precisão trabalhar com um sinal analógico que não podem interpretar diretamente por serem sistemas digitais.     

2. Distinguindo famílias


            Há duas principais famílias de comparadores uma formada por LM293, 393 e LM2903 e outra por LM139, 239, 339 e LM2901, a diferença mais visível entre os chips é suas pinagens onde possuem respectivamente, oito e 14 pinos, além de que o chip da primeira família possui apenas dois amplificadores enquanto a segunda possui quatro, as duas possuem um ganho de malha aberta de 200 mil, e trabalham com nível de tenção de respectivamente, 2 a 36v e de 1 a 18  a segunda exige um resistor de pull-up de 2k2

3. Comparador de janela

                Dê acordo com (BRAGA, 2018)”Os comparadores de janela ou window comparators consistem em circuitos de enorme utilidade. Estas configurações, baseadas em amplificadores operacionais de alto ganho, podem ser encontradas em aplicações industriais de controle e sensoriamento, em instrumentação eletrônica, robótica, mecatrônica, eletrônica e embarcada além de muitas outras[...]”.

Figura 1: comparador janela: https://bit.ly/2OKC3z9

Como mostrado na figura a cima esse tipo de comparador é formado pela união de dois amplificadores montados como comparadores onde o gap de tenção de acionamento ou desacionamento se situa entre as tenções de V1 e V2, onde se Ve for maior que V1 ou menor que V2 sua saída estará fora da zona da janela.
               

4. Conversor ad com comparador

Os circuitos comparadores permitem, como seu nome já indica, comparar as entradas e definir a saída dependendo de quem tiver o maior potencial, dessa forma possuindo uma saída de três estados onde se a entrada não inversora for maior que a inversora terá um sinal positivo, se o estado se inverter na saída será vista um sinal negativo, se forem iguais terá zero como saída.

Para ser um conversor AD, se define uma das alimentações  com um valor positivo e a outra com 0, dessa forma fara que sempre que a entrada não inversora for acionada ela mandara a tenção positiva que será compreendida como nível logico alto, já quando a inversora for acionada o inversor terá como saída 0 definindo assim os dois níveis lógicos possíveis possuindo dessa forma uma saída puramente digital.


Figura 2: httpsbit.ly2OPc3lZ


5.Referencias:

ALEXANDER, Charles;SADIKU, Matthew. Fundamentos de circuitos eletricos. 5. ed. São Paulo: Amgh, 2013.



MALVINO, Albert; BATES, David. Eletrônica. 8. ed. Porto Alegre: Amgh, 2016. 2 v.
BRAGA, Newton C. Como Funciona o Comparador de Tensão. Disponível em: <https://bit.ly/2OPc3lZ>. Acesso em: 24 out. 2018.
BRAGA, Newton C. Conheça os comparadores de janela. Disponível em: <https://bit.ly/2OKC3z9>. Acesso em: 24 out. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário