quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Pinos digitais saídas

Pinos digitais





           Os pinos digitais normalmente são usados quando é necessário uma saída ou entrada que só tenha dois estados, 1 e 0, normalmente são empregadas em acionamentos de cargas simples ou recepção de sensores I/O como botoes, sensores de presença dentre outros.
           No Arduíno alem dessa funcionalidade existe mais duas características desses pinos que devem se sitadas que é o fato do pino 0 e 1 ou rx e tx serem pinos de comunicação serial e os pinos marcados com um ~ serem pinos onde se pode utilizar PWM.
           Essas duas funcionalidades dos pinos digitais serão abordadas futuramente.


                                               A programação:

  • Como nomear um pino no Arduíno?

           A nomeação dos pinos durante o processo de programação é extremamente util para evitar que o programador confunda os números e acabe gerando erros no programa, para faze-la ussa-se " const int nome = pino; " como mostra o exemplo a baixo.

const int led = 2; 

  • Como definir se um pino é entrada ou saída?
           O todos os pinos digitais podem ser utilizados como entradas ou saídas, mas antes devem ser definidos dentro do "void setup", ussa-se a função pinMode(nome ou numero , entrada ou saida ) veja o exemplo.

void setup() {

  pinMode(led, OUTPUT);    // define como sainda

  pinMode(3,INPUT);    // define como entrada

}



  • Como acionar um pino digital?
           Para acionar um pino que foi marcado como saida usa-se a função digitalWrite(pino, estado) essa função var mudar o estado da saída para 1 ou 0 dependendo do que for escolhido por exemplo:


void loop(){
digitalWrite(led, HIGH); // o led sera ligado
digitalWrite(led, LOW) ; // o led sera desligado  
}

                                       Pratica:
  • Como ligar um led com Arduíno

Materiais:
1 Arduíno.
1 LED de 5mm.
1 Resistor de 1k  1/4W.
2 Fios.
1 Protoboard.




          Se ainda não instalou a ide do Arduíno veja o post sobre a instalação clicando AQUI


           Para ligar o led no Arduíno é necessário primeiro verificar qual pino é o positivo, existem duas forma, olhando para as pernas do led, que a perna maior é a positiva, mas não aconselho pois as pernas podem ter sido cortadas e não terem diferença, a melhor forma seria olhando dentro do bulbo vai ter duas partes metálicas vindas das pernas, a perna que estiver conectada é a positiva.


alem do led é necessário um resistor pois esses leds trabalham com uma tensão mais baixa que a de 5V do Arduíno e se for ligado direto mesmo que não queime instantaneamente vai reduzir a vida útil drasticamente.
















o resistor na imagem é de 2k2 que tb funciona mas deixa o led com um brilho mais fraco


            Agora chegamos a programação, para acionar o led só é preciso utilizar o que foi encinado a principio em um unico codigo.



const int led = 2;

void setup()
{
pinMode(led,OUTPUT);

void loop()
{

digitalWrite(led,HIGH);

}

Na situação a cima o led sera ligado e ficara permanentemente ligado, mas pode-se faze-lo desligar como foi visto antes ou piscar em um determinado período de tempo usando a função delay() que da  para momentaneamente a programação, para fazer o led piscar de 1 em 1 segundo fica dessa forma:


const int led = 2;

void setup()
{
pinMode(led,OUTPUT);

void loop()
{

digitalWrite(led,HIGH);
delay(1000);
digitalWrite(led,LOW);
delay(1000);
}


É colocado 1000 no delay pois ele utiliza mili segundos para pausa do programa.

             

            Se quiser aprender mais sobre arduino um livro que indico, que demonstra vários projetos desde o básico é o Explorando Arduino do Jeremy Blum:

             O livro explica desde o que é a placa Arduíno suas principais funcionalidades, como utilizar seu hardware, como programar, módulos ate alguns projetos mais avançados para quem quiser ir mais longe, seu diferencial, pra que gostar do conteúdo é uma forma relativamente simples de controlar o Arduíno pela internet

                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário